A DISRUPTURA NO ENSINO SUPERIOR
O que você entende da disruptura que assola o ensino superior no país? Já pensou como isso pode impulsionar sua carreira ou deixá-lo fora do mercado, assim como pode acontecer com as empresas que não se atualizarem, assim como as de contabilidade ou assessoria jurídica?
Estima-se que existam perto de 600 mil acadêmicos no Brasil em cerca de 920 faculdades de ciências contábeis, sem mencionar a necessidade dos demais em outras área como direito, por exemplo. Logo é possível se perguntar: Haverão vagas ou oportunidades de trabalho para todos os alunos, nesse momento que os softwares modernos contribuem de maneira efetiva para redução de custos das empresas de contabilidade e de assessoria jurídica, com a entrega de tarefas em um espaço de tempo cada vez mais reduzido?
Enquanto o ensino superior no país, engessado pelo MEC, foi aparelhado pela esquerda, a maioria das universidades particulares, não leigas, que abriram seu capital criaram um outro problema sério, que é o de pagar dividendos crescentes para seus acionistas, quando se percebe a queda nas matrículas e nas receitas destas, pois além da famosa evasão houve uma redução acentuada nas oportunidades de trabalho nas áreas de Ciências Contábeis, Direito e outras.
As faculdades, informam os alunos ou candidatos da redução de oportunidades de trabalho? Não reside aqui uma profunda falta de ética e, principalmente, propaganda enganosa?
Além disso, as universidades foram pegas de supressa pela pandemia, tendo substituindo grande parte dos cursos presenciais pelo ensino a distância, estes com um conteúdo de baixa qualidade, aproveitando o ensejo, para reduzir custos dispensando vários mestres, talvez os mais preparados, até por e-mail,
Mas o problema não para por aí. Os mestres remanescentes estão sendo treinados com as novas técnicas que o mercado exige? Eles já praticam as técnicas de Sala de Aula Invertida? Sabem usar o celular como ferramenta de trabalho em sala de aula?
FLIPPED CLASS ROOM
Esses problemas são tão graves que se desenvolveram novas técnicas de ensino com o chamado flipped class room ou sala de aula invertida metodologia usada com sucesso em Harvard / MIT / Stanford, etc, que se aplica na presente solução, pois as faculdades podem ser líderes em suas universidades usando os smartphones dos alunos para práticas nas aulas de análise de balanços.
Outra ferramenta de ensino, importante, usada no exterior são os laboratórios de finanças e mercado de capitais, que nesta solução são chamados de labs que as faculdades do pais deveriam ter, com o que conseguiriam uma nova rota de crescimento.
Os escritórios de contabilidade e cartórios podem ter sua própria universidade corporativa o que reduzirá custos de treinamento e estimulará o crescimento profissional dos colaboradores.
FACULDADES EM REDE
Na apresentação a seguir a sugestão da solução que criará uma rede de faculdades, como proposto: