Labs

    A REALIDADE IMERSIVA E A IMPLANTAÇÃO DE LABORATORIOS de Finanças e Mercado de Capitais, que toda universidade deveria ter como acontece mundo, que não ainda não existem no Brasil, podem render bons resultados recompensando o enorme esforço dos acadêmicos, caso estes façam um bom planejamento surfando na onda das necessidades do mercado, aproveitando ao máximo seus TCCs. Para isso devem levar em consideração vários itens, pois um bom trabalho pode até ser remunerado, além de abrir uma profícua carreira, por exemplo com aulas usando a Realidade Submersiva.

  Vejamos o que são estes laboratórios nos vídeos abaixo da University of Michigan nos EUA e na sequencia da Oxford University na Inglaterra:

College of Business - Bloomberg Finance Lab

Oxfor University - Said Business School

   Nos trabalhos de TCCs, por exemplo, uma Análise de Balanços e Projeção de Resultados que toda a empresa deveria ter de si própria para ficar completa deve ser interpretada tendo-se em vista as comparações com a Média Setorial do seu nicho de mercado, assim como por região. 


  Esse tipo de trabalho pode ser feito por um grupo de alunos que, por exemplo, estudariam o nicho de um determinado nicho como o do varejo de moda, gerando os índices setoriais.  Como estes  devem ser sempre atualizados, geram-se vários resultados para todos os participantes.

   Quais são os benefícios de um trabalho deste tipo?

  São múltiplos, a saber: 1) Os alunos ganham em pelo menos 5 situações de forma permanente, isto é, mesmo depois de formados: a) Com a atualização permanente do seu TCC com as médias feitas pelos acadêmicos dos próximos anos. Via de regra estes trabalhos, mesmo com ótimas notas, ficam esquecidos e cheios de poeira nas bibliotecas das faculdades, com o que cabe a pergunta: Eles não deveriam ser atualizados? b)  A aquisição do conhecimento de análise de balanços lastreará sua carreira profissional de forma ímpar, colocando-o muito a frente de seus concorrentes na gestão financeira; c) Condições de conquistarem posições como Monitores de sua faculdade atuando com seus Mestres na prestação de assessoria como faz o Small Business Development Center da Kutztown University da Pennsylvania - USA como está em Consultoria Supervisionada; d) Conhecimento mínimo para atuarem como empreendedores com seu próprio negócio como informado em Correspondentes Bancários e finalmente e) Sabendo usar seu smartphone para usar apps financeiros como mostra o vídeo abaixo:

Mobile App Financial Statements

  Já as faculdades, também, podem ter múltiplas vantagens, como o benefício de obterem uma nota maior na avaliação do MEC, a divulgação gratuita na mídia nacional atraindo mais alunos, assim como maior contato com empresas empregadoras com vagas para seus alunos e, principalmente,  receitas a partir da Consultoria Supervisionada.

  Os mestes por sua vez podem ter condições de usar a nova tecnologia da sala de aula invertida usando este Finance App que é gratuito. Abaixo um vídeo interessante sobre essa metodologia flipped class room na FURB.

A Sala de Aula Invertida (na prática)
 Prof. Luciano Dias da Siva - FURB

 Finalmente a solução FINANCE APP pretende disponibilizar, além do seu uso gratuito para os alunos, mestres e faculdades, um banco de cases como é o exemplo dos que são usados na Harvard Business School, MIT, Babson College e Kutztown University com o propósito colaborar na formação, via prática e, principalmente estimular a criação de novos cases, o que poderia ser feito dentro do planejamento de um TCC remunerado.

Inside the HBS Case Method