O país tem algo como 62 milhões de inadimplentes que precisam de trabalho. Neste momento da economia mais difícil, as oportunidades via carteira assinada estão com um forte encolhimento, o que deve ou pode ser feito? Além disso existem perto de 4,9 milhões de empresas em dificuldade.
A RESPONSABILIDADE SOCIAL
A pergunta que se pode fazer: Os bancos que teriam lucrado muito com os inadimplentes e negativado seus nomes, fizeram alguma coisa para ajudá-los? Não deveriam ajudar seus antigos clientes que deram lucros enormes? Estes clientes quando recuperarem seus créditos vão falar bem ou mal do tratamento que receberam?
O EMPREENDEDORISMO
A forma de se resolver tal problema conhecido como Jobless Society é via o empreendedorismo, como se vê no vídeo a seguir:
Martin Trust Center Entrepreneurship for MIT Annual Report 2017
A solução pretende trazer para o Brasil o MIT e ainda desenvolver as ações complementares como pode se ver na apresentação ao final da página.
REDE DE EMPREENDEDORIMO
A solução pretende apoiar as faculdades com a estruturando Laboratórios e Centros de Empreendimentos em uma rede conectada com as demais faculdades da América Latina e dos EUA, como pode ser visto a seguir.
LABORATÓRIOS
Dentro da proposta de capacitar inadimplentes a proposição da plataforma é estruturar laboratórios nas universidades como é o exemplo deste, de finanças e mercado de capitais com os detalhes que se pode ver clicando na imagem a seguir.
UNIVERSIDADES CORPORATIVAS EM REDE
Para resolver tal equação de capacitar o mais rápido possível os 62 milhões de inadimplentes, as empresa dentro do novo padrão ESG podem reduzir custos de várias maneiras, desde fazer a terceirização de serviços com seus próprios colaboradores e até de aprimorar seus cursos aderindo a rede proposta.
Veja que interessante a proposta da Kent State University que oferece vários serviços e ainda têm receitas.
Kent Stark Corporate University
O governo não tem condições de resolver tal problema. As empresas por sua vez dentro da sua responsabilidade social podem exercer um grande papel e ainda ter receitas até cobrindo as da área de treinamento, ainda identificando talentos na sua região, abrindo sua universidade corporativa para o público externo.
Um exemplo interessante é da Escola Virtual Bradesco, que oferece cursos gratuitos como se vê na imagem e link a seguir, identificando e contratando talentos sem custos.
ESTRATÉGIA DA PARCERIA COM O MIT